Abril Laranja é dedicado ao animal de rua

Abril Laranja é dedicado ao animal de rua

Chamado de Abril Laranja, este mês é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais, especialmente aqueles em situação de rua. No último dia 4 foi comemorado o Dia Internacional do Animal de Rua e a Prefeitura de Paraguaçu Paulista está promovendo uma Campanha de Conscientização Contra o Crime de Abandono e Maus-tratos de Animais.

De acordo com a veterinária do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Cínthia Maria Ribeiro Lourenço, há muito tempo os animais eram tratados como seres descartáveis, porém isso vem mudando. “Temos muito ainda a avançar e para isso temos que conscientizar as pessoas que não é dessa forma que elas devem agir e que abandonar ou maltratar animais é crime, com pena de detenção e multa, segundo a Lei Federal 9.605/98”, explica Cinthia.

A médica veterinária esclarece ainda que, uma das formas adotadas para combater o abandono dos animais, é evitar a reprodução descontrolada. Por isso, em breve, “a Prefeitura implantará um programa social permanentemente de castração”, informou a veterinária Cínthia.