Fiscalização constata devastação de árvores nativas e multa dono de sítio em Iepê

Fiscalização constata devastação de árvores nativas e multa dono de sítio em Iepê

A Polícia Militar Ambiental aplicou nesta terça-feira (27) uma multa de R$ 13,2 mil ao proprietário de um sítio na zona rural de Iepê (SP) no qual a fiscalização constatou a devastação de árvores nativas.

A corporação informou que, durante patrulhamento preventivo, uma equipe policial deparou-se no local com o corte isolado de 44 árvores nativas das espécies candeia e leiteiro.

Ainda durante a fiscalização, foram encontrados vegetações suprimidas e resto de sub-bosque (cipó) empurrados na borda de uma mata.

Os policiais realizaram a sobreposição de imagens com uso do aplicativo Google Earth e verificaram a supressão de parte de um fragmento de uma mata em estágio inicial de regeneração, área considerada objeto especial de preservação, no total de 0,06832 hectare.

Um homem de 54 anos, proprietário do imóvel, informou aos policiais que não possuía autorização para realizar as intervenções.

Diante disso, ele recebeu um auto de infração ambiental, no valor de R$ 13,2 mil, por “explorar ou danificar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, localizadas fora de área de reserva legal averbada, de domínio público ou privado, sem aprovação prévia do órgão ambiental competente”. Fonte G1

Além disso, a polícia também aplicou-lhe um outro auto de infração ambiental, na modalidade de advertência, por “destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, objeto de especial preservação, sem autorização ou licença do órgão ambiental competente”.