Moradores de Paraguaçu Paulista reclamam de “big bags” com lixo reciclável espalhados pela calçada

Moradores de Paraguaçu Paulista reclamam de “big bags” com lixo reciclável espalhados pela calçada

Os moradores da Rua Figueira, do Conjunto Habitacional Mário Covas, em Paraguaçu Paulista, procuraram o i7 Notícias para reclamar do depósito nas calçadas de big bags com lixo que seria destinado à reciclagem.

De acordo com os reclamantes, um morador usa a calçada da sua própria casa e outra em frente ao imóvel, como depósito de big bags com materiais recicláveis. Ocorre que, ao ficar a céu aberto, sem acondicionamento próprio, o material tem atraído bichos peçonhentos, além de mau cheiro, dizem os habitantes do bairro.

Ao registrar a reclamação com fotos e vídeo, os munícipes afirmaram que querem chamar a atenção das autoridades públicas municipais, para que o problema seja resolvido com a determinação de um local apropriado para o depósito dos big bags.

Os especialistas em saúde sanitária recomendam que o armazenamento do big bag seja feito em ambiente fechado, limpo e seco. Outra recomendação é que, para manter sua resistência intacta, devem também ser armazenados em local plano, de preferência em cima de um piso ou de paletes. No caso dos big bags armazenados em local não coberto, o que não é recomendado, como ocorre na Rua Figueira, a orientação é para que sejam cobertos com uma lona.

Poder público municipal

Ao ser questionada sobre a reclamação dos moradores, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista informou que o depósito desses big bags está sendo feito por um catador de recicláveis  independente, ou seja, que não é integrante da Coopacam – Cooperativa Paraguaçuense dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Outra informação da Prefeitura é de que esta situação de depósito irregular de bags ocorre no bairro Mário Covas e em vários outros locais da cidade. 

Na tentativa de solucionar o problema, a Prefeitura Municipal acionou Setor de Fiscalização e o proprietário do imóvel da Rua Figueira, do Conjunto Habitacional Mário Covas já foi notificado para proceder com a limpeza do local.

Descarte irregular

A situação de depósito irregular de lixo pela população é um problema recorrente em Paraguaçu Paulista. Neste sentido, a Prefeitura Municipal a divulgou uma nota nessa semana a respeito desse descarte irregular de lixo, situação constatada novamente menos de 15 dias após a retirada de mais de mil toneladas de entulho de vários locais da cidade, pelo Departamento de Obras e Serviços Urbanos.

De acordo com a informação do Departamento de Obras e Serviços Urbanos, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista vem lutando para manter a cidade limpa e para conscientizar a população sobre os riscos do descarte irregular de lixo e entulhos, que se tornam uma questão de saúde pública, atraindo para a cidade animais peçonhentos, como cobras, ratos, baratas e escorpiões, como ocorre na Rua Figueira.

Fonte: i7 Notícias

Olá, deixe seu comentário para Moradores de Paraguaçu Paulista reclamam de “big bags” com lixo reciclável espalhados pela calçada

Enviando Comentário Fechar :/