Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste

Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste

A manhã do dia 29 de abril, no Forte Pantanal, foi marcada por uma solenidade diferente das tradicionalmente realizadas nos Comandos Militares de Área. Cumprindo as diretrizes sobre o novo coronavírus, no âmbito do Exército Brasileiro e com o intuito de evitar aglomeração, a cerimônia de Passagem de Comando do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu de forma reduzida, seguindo, assim, as orientações de segurança para evitar a contaminação da doença.

No Salão de Honra, o novo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, foi saudado pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, que presidiu a solenidade, e demais autoridades. O evento começou com a inauguração do retrato e prosseguiu com a transmissão do cargo.

Antes de ser nomeado para assumir o Comando Militar do Oeste, o General Soares, da Arma de Cavalaria, comandava a 1ª Região Militar, sediada no Rio de Janeiro (RJ). Nascido na capital carioca, incorporou às Fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

O novo Comandante do CMO, como oficial general, comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, em Ponta Grossa (PR), foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, e o 3º subchefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília (DF). No exterior, foi observador militar das Nações Unidas, em Moçambique, Adido Militar na Embaixada do Brasil, no Suriname e Subcomandante do Batalhão Brasileiro de Força de Paz, no Haiti.

O paraguaçuense General de Exército Lourival Carvalho Silva, que deixa o comando, desejou sucesso ao novo comandante. “Entregar o comando do CMO ao General Soares, camarada de Arma e companheiro de décadas, é motivo de muita alegria e satisfação pessoais. Nosso Comando Militar de Área beneficiar-se-á, e muito, de sua experiência profissional, dinamismo e liderança. Desejo-lhe sucesso e realizações nesta nova e instigante missão, extensivos à sua esposa, senhora Laura”, disse o general.

“O Comando Militar do Oeste é de larga tradição, responsável por manter a integridade da soberania de nossas fronteiras com a presença do Exército Brasileiro, com seu braço forte e mão amiga, e é com satisfação que enalteço o desempenho fundamental do General Carvalho à frente do CMO. Que o Senhor dos Exércitos o ilumine nessa nova empreitada”, enfatizou o Comandante do Exército, General Leal Pujol.

Após quase dois anos à frente do CMO, o General Carvalho seguirá para Brasília, onde assumirá o cargo de Secretário de Economia e Finanças do Exército. “Estarei na Secretaria de Economia e Finanças acompanhando a evolução do nosso CMO e sempre pronto a auxiliar no que estiver ao meu alcance”, finalizou.

A jornalista assisense, Camila Dib, assessora de comunicação do CMO, participou do cerimonial de passagem de comando.

CURRICULUM

General de Exército Lourival Carvalho Silva

Nasceu em 10 de dezembro de 1958, em Paraguaçu Paulista-SP.

Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 12 de dezembro de 1981.

Ascendeu ao generalato em 31 de março de 2011, foi promovido ao posto de General de Divisão em 31 de julho de 2014 e ao posto de General de Exército em 31 de julho de 2018.

 Possui os cursos de:

- Formação e de Aperfeiçoamento de oficiais da Arma de Cavalaria

- Os cursos de Altos Estudos Militares e de Política Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército;

- além dos Cursos Piloto de Aeronave na Marinha do Brasil;

- Aplicação de Aviação do Exército na França;

- Piloto de Combate no Centro de Instrução de Aviação do Exército;

- Preparação de Instrutores de Voo na Força Aérea Brasileira, e,

- Relações Internacionais na França.

Seus principais cargos dentre outras funções exercidas foram:

- Instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP;

- Instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro;

- Comandante da Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador, em Salvador-BA;

- Oficial do Gabinete do Comandante do Exército;

- Chefe da Seção de Promoções de Graduados da Diretoria de Avaliação e Promoções;

- Subchefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal e Assistente do Chefe do Departamento Geral do Pessoal, cargos exercidos em Brasília-DF;

- Observador Militar na Missão de Observadores Militares Equador/Peru, e,

- Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil na França e Bélgica;

Como oficial general, foi Diretor do Serviço Militar, em Brasília-DF; Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados-MS e Diretor de Educação Técnica Militar, na cidade do Rio de Janeiro; Diretor de Avaliação e Promoções, Brasília-DF; Comandante da 5ª Divisão de Exército Curitiba-PR e Comandante Militar do Oeste, Campo Grande-MS.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, Mérito Militar Grã-Cruz, Mérito Naval, Mérito Aeronáutico e Judiciário Militar; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa; Medalha Marechal Osório; Medalha Marechal Trompowsky de prata; além de cinco condecorações estrangeiras.

Atualmente exerce o cargo de Comandante Militar do Oeste, Campo Grande-MS.

Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste

Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste

Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste

Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste

Paraguaçuense, General Lourival Carvalho Silva, se despede do Comando Militar do Oeste