Prefeitura decreta estado de emergência em Rancharia devido ao alto número de casos de dengue

Prefeitura decreta estado de emergência em Rancharia devido ao alto número de casos de dengue

A Prefeitura de Rancharia (SP) decretou estado de emergência nesta segunda-feira (17), devido ao alto número de casos de dengue que atinge o município.


O decreto nº 019/2020 autoriza o município a tomar todas as medidas legais necessárias para o controle da dengue e ainda outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada a requisitar todo o seu efetivo, mas não se descarta a possibilidade de convocação de outros segmentos da administração, excepcionalmente em pontos facultativos e recessos.


A Prefeitura fica autorizada temporariamente ao empréstimo de insumos e equipamentos das demais secretarias, ao reforço de exames laboratoriais e à aquisição em caráter emergencial de medicamentos e insumos e materiais para prevenção e assistência dos casos de dengue, conforme descrito no documento.


Fica autorizado temporariamente também, de acordo com o decreto, um aporte financeiro ao Hospital e Maternidade de Rancharia, entidade filantrópica responsável pelos serviços de pronto-socorro do município.


Ainda segundo consta no documento, sempre que houver a necessidade de o município limpar um local particular, deverá ser efetuado um levantamento dos custos e despesas, cobrando do proprietário os gastos da operação. O prazo de pagamento é de 15 dias e, se não for cumprido, as despesas deverão ser inscritas em dívida ativa, expedindo-se certidão para imediato protesto e execução.

Até esta terça-feira (18), Rancharia registrou 1.205 casos suspeitos, sendo 459 confirmados, 275 negativos e 471 aguardando resultados.
 

Jovem de 23 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Rancharia

Morte suspeita
 
Um jovem de 23 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica na noite desta terça-feira (18), em Rancharia. Exames serão realizados para a confirmação da causa da morte. A vítima estava na Santa Casa.


A Prefeitura de Rancharia informou que a Vigilância Sanitária colheu amostras para exames que devem confirmar a causa da morte.


O material coletado foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).


“Sem o resultado dos exames não é possível saber a causa correta da morte”, declarou.


Segundo a família, Jhonata William dos Santos era soldador e estava internado desde a última sexta-feira (14). Ele chegou a ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com hemorragia, mas acabou morrendo.


A família ainda diz que o rapaz já havia feito exames que apontavam que ele tinha dengue.
 

Surto
 
Só neste ano, a cidade já registrou mais de 450 casos de dengue. No ano passado inteiro, Rancharia contabilizou 560 casos positivos, ou seja, os números estão se aproximando em dois meses.


O município já considera a situação como um surto e fez o trabalho de nebulização depois da chegada do inseticida enviado pelo Ministério da Saúde. Fonte G1