Região registra a menor temperatura dos últimos 19 anos, aponta IPMet

Região registra a menor temperatura dos últimos 19 anos, aponta IPMet

Bauru (SP) registrou neste sábado (6) a temperatura mais baixa dos últimos 19 anos, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp. O órgão afirma que a cidade registrou 3,1ºC às 7h10. Até então, neste ano, a temperatura mais baixa havia sido registrada em maio, com 8,9ºC.

Segundo o meteorologista Thiago Ferreira, do IPMet, o recorde histórico na cidade segue sendo do ano de 2000, quando em julho daquele ano os termômetros chegaram à marca de 1,7ºC. O IPMet iniciou seus registros meteorológicos em 1984.

Ainda de acordo com o instituto, a temperatura deste sábado (6) superou o frio de agosto de 2001, quando os termômetros chegaram a 3,2ºC.


De acordo com Ferreira, a queda na temperatura já estava prevista por conta da presença de uma massa de ar frio que está sobre o estado de São Paulo.
 
Essas condições de temperatura, explica Ferreira, favorecem a ocorrência de geadas. Moradores de várias cidades do Centro-Oeste Paulista, como Bauru, Lençóis Paulista, Salto Grande e Rubião Júnior, distrito de Botucatu, fizeram imagens de gelo acumulado na vegetação e na lataria dos veículos.


Segundo o meteorologista, a previsão do IPMet é que este frio deve permanecer neste domingo (7), e que as temperaturas começam a subir gradativamente a partir de segunda-feira (8).