Secretaria Municipal de Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus em Presidente Prudente

Secretaria Municipal de Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus em Presidente Prudente

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente confirmou, nesta segunda-feira (2), o primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade. Contudo, o caso ainda não foi considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de uma mulher de 21 anos que, em São Paulo (SP), durante o carnaval, teve contato com uma prima que veio do Japão, também com a suspeita da doença.

O material colhido para análise foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e o resultado está sendo aguardado.

Segundo o secretário municipal de Saúde Valmir da Silva Pinto, “os sintomas do coronavírus, são parecidos com o de uma gripe e como temos que respeitar os protocolos, foi colhido o material do paciente no mesmo dia que ele se apresentou no hospital”, explicou o secretário.

“Tivemos a informação de que essa pessoa, no Carnaval, teve contato com uma outra pessoa que esteve no Japão. Em função disso, tomamos as medidas necessárias. O resultado deve sair ainda essa semana”, disse o secretário.

Ainda conforme informações de Silva, a paciente não precisou ficar internada. Ela está em isolamento social em sua casa, junto aos familiares e está sendo monitorada.

“Não houve agravamento ou absolutamente nada que pudesse justificar uma internação ou isolamento hospitalar do paciente. Ele foi atendido, a primeiro momento, em hospital particular e chegou ao local com sintomas de gripe, coriza, dor de garganta”, acrescentou.

Na Ásia, biólogo de Presidente Prudente enfrenta rotina de cuidados contra o coronavírus: ‘Ficamos preocupados’. Fonte G1