Tupã fecha comércio no feriado após salto na taxa de ocupação de leitos para Covid-19

Tupã fecha comércio no feriado após salto na taxa de ocupação de leitos para Covid-19

A prefeitura de Tupã (SP) vai endurecer as medidas de flexibilização do comércio durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11), até domingo (14). A decisão foi tomada depois que a cidade teve um salto na taxa de ocupação de leitos da Covid-19.
 
Segundo a prefeitura, o pico de casos em cidades da região que utilizam o sistema de saúde de Tupã elevou o percentual de ocupação dos leitos destinados à Covid-19 a quase 50%. Por isso, a cidade vai aumentar as restrições.

"Nós chegamos a um nível de 40% da UTI no final de semana e isso realmente nos deixou preocupados, mas nós vemos que a taxa vem sendo mantida nessa média, de 20 a 40%. Mas lembrando que nenhum é morador de Tupã, são pessoas da nossa microrregião que necessitam do nosso atendimento", explica o prefeito Caio Aoqui.

Com o novo decreto, todos os estabelecimentos comerciais, com exceção de farmácias e postos de combustíveis, deverão ficar fechados no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11). Os restaurantes podem oferecer o serviço de entrega, mas a retirada no local também vai ser proibida.

Já no período de sexta a domingo (14) poderão funcionar, além das farmácias e postos, consultórios médicos, lotéricas, supermercados, açougue e panificadoras. Confira a lista completa do que abre e fecha no site da prefeitura.

Em meados de maio, uma decisão favorável por parte da Justiça autorizou o município a definir as próprias regras de flexibilização e a prefeitura permitiu a retomada não só de todo o comércio, como também de salões, bares, restaurantes, academias e igrejas.

Após o período de suspensão, na segunda-feira (15), o comércio e demais atividades vão voltar a funcionar, com a flexibilização controlada normalmente.

"Ficamos preocupados com o fluxo muito grande de pessoas de fora na nossa cidade e nós temos que preservar nosso sistema de saúde porque se chegar num caos, vai ficar muito pior", comenta o presidente do Sincomércio, Milton Zamora.

Barreiras sanitárias

O município também vai colocar barreiras sanitárias na rotatória Ivo Pinto Paredes a partir das 6h de quinta-feira (11). A equipe vai medir a temperatura dos condutores e passageiros e higienizar a parte externa dos veículos.

A prefeitura informou que a entrada pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294 ) será a única via completamente interditada. O trevo do Chaparral e acesso pela Rua Demétrio Hristafor Seirec Basan ficarão restritos a caminhões das empresas regionais. Fonte G1